Crendices ou realidade?

O que é verdade e o que é mito na gravidez?

Manuela Macagnan

"

A barriga nem bem tinha despontado e a técnica em saúde bucal Fernanda Dornelles, 25 anos, já ouvia de amigas e familiares: "Barriga redonda é menina, barriga pontuda é menino", "Tem que tomar cerveja preta para ter bastante leite" e muitas outras crendices populares.

Hoje, grávida de nove meses da primogênita Cecília, que deve chegar nesta quarta-feira, Fernanda diz que já ouviu de tudo um pouco:

– Já ouvi falar também que, se a grávida cruzar as pernas, o cordão umbilical enrola no pescoço do bebê provocando enforcamento. Esse foi o mais absurdo! – diverte-se Fernanda.

A ginecologista e obstetra Ana Paula Rezende comenta que muitas gestantes falaram que o enjoo passa se a mulher soprar a nuca do marido:

– Muitas dizem que resolveu, mas não há comprovação científica.

A doula Clea Teixeira, que acompanha mulheres grávidas de perto há mais de três anos, acredita que a maioria dos mitos nasceu da falta de informação.

– Acho que, no passado, as gestantes queriam explicações sobre as coisas e não havia conhecimento real. Então surgem os palpites e isso vem se perpetuando – arrisca.

– A informação da cerveja preta foi de uma amiga minha que teve gêmeos há mais ou menos um ano. E ela jura que acumula muito leite! – conta Fernanda.

Para entender quais dessas afirmações que rondam o universo materno são verdadeiras e quais são mitos, conversamos com especialistas sobre algumas dessas crendices. Confira:

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hora do Mamaço, evento de incentivo ao aleitamento materno, será realizada nesta sexta-feira em Santa Maria

Próximo

Santa-marienses procuram cada vez mais a dança para se exercitar

Vida